sexta-feira, janeiro 21

O trabalho na dignidade humana


Quando olhamos para a história da humanidade, percebemos como o homem vêm se desenvolvendo, criando, pensando além dos seus limites e inovando. A palavra "trabalho" resume todo o esforço para esse devido crescimento. Mas em meio a tudo isso, também veio junto a ganância, a exploração e as guerras. A humanidade, ou melhor, a desumanidade das pessoas veio a tona, invertendo o valor do trabalho para um benefício próprio, onde cada um constroe seu império para morar sozinho.
Estamos no século XXI, o planeta Terra necessita hoje mais do que nunca de investimentos para sua preservação, caso ao contrário, todo o esforço do homem em "produzir" resultará em uma péssima qualidade de vida, é preciso unidade, sem ela o protocolo de Kyoto por exemplo não poderá funcionar.
A liberdade e as oportunidades de trabalho estão mais evidenciadas do que algumas décadas atrás, a famosa frase de René Descartes - " Penso, logo existo", convida a cada um de nós a pensar e a descobrir o que podemos dar de melhor através do trabalho, cada pessoa em sua função e planejando o benefício não apenas dela, mas do mundo que está em sua volta, assim caminharemos para uma melhor qualidade de vida, para novas descobertas na ciência, na medicina, mais justiça social, mais educação, empresas bem administradas, não para um mundo perfeito, mas construindo dignidade e valorização um dos outros.
O trabalho pode trazer mais dignidade ao homem e aos que estão ao seu redor, como também pode trazer indignação e destruição. A escolha de um futuro melhor está em cada um olhar para dentro de si e deixar sair o melhor que beneficie não apenas o 'EU", mas o "NÓS".
(Rebeca Pires)

Nenhum comentário:

Postar um comentário