segunda-feira, janeiro 10

O real significado do casamento

Assistindo a uma pregação do Paul Washer sobre "casamento X Imagem de Cristo", me vi inspirada a escrever sobre esse assunto. Talvez eu não seja a melhor pessoa para falar ainda, pelo fato de ser solteira, mas entendo que muitas coisas na vida temos o privilégio de aprendermos antes de partir para a prática e assim errar menos.

Casamento - Uma aliança eterna entre duas pessoas. O casamento é um profundo relacionamento diário, que por muita das vezes parece não ser apenas um mar de rosas. Mas qual o real propósito de Deus nessa união?

Um propósito que difere em muito do propósito Hollywoodiano que vemos nos filmes românticos, onde sempre aparece uma pessoa perfeita que irá te agradar e te conquistar, fazer tudo por você, onde também é mostrado através de sátiras que o casamento é uma instituição falida, o que importa é sempre buscarmos a felicidade de uma grande paixão, sermos realizados e atendidos em todas as nossas condições e expectativas.

No casamento muitas pessoas podem se deparar e falar: Não quero essa pessoa, me casei errado! Ela não tem características importantes para mim, essa pessoa não me atende, não me satisfaz mais, porque eu errei?

O grande propósito de Deus é de sermos imagem e semelhança de Cristo, e o propósito do casamento é Ele nos ensinar a nos tornar a cada dia mais semelhantes a seu Filho! Como? DEus é misericórdioso - Ele não nos deu o que merecíamos: o inferno. Deus é graça - Ele nos deu o que não merecíamos: Jesus, e Deus ama incondicionalmente - mesmo sem termos condição para Ele nos amar, Ele nos amou.

O erro não está na pessoa que não nos atende, mas sim na maneira egosísta de vermos e agirmos, pois percebo que Deus não instituiu o casamento apenas para sermos realizados e felizes, mas para parecermos com Cristo e nos relacionar melhor com Ele.

Imagine essa situação acima... a pessoa quer uma saída... e onde ela está?! Está em ver uma oportunidade em ser moldada segundo a semelhança de Cristo, pois mesmo a pessoa não tendo as condições que quero para amá-la somos desafiados a amar, somos desafiados a agir com aquela pessoa com graça e misericórdia e assim estamos aprendendo a ser parecidos com Ele, Pois o relacionamento entre um homem e uma mulher no casamento se assemelha ao relacionamento de Cristo conosco.

Se deparar com as diferenças e não encontrar condições para o amor - isso é amar incondicionalmente, é ter uma aliança acima de pressupostos estabelecidos, é olhar para as circunstâncias e deixar Deus nos moldar. Aprendo que sou então levada ao casamento para aprender a amar uma pessoa que muitas vezes não irá reunir "minhas condições". A agir de forma que pensando eu ela não merecia, mas pensando Cristo em mim eu me entrego e renuncio. Aprendo então que somos levados ao casamento com um propósito: aprender a amar a Cristo sem condições, aprender a relacionar, aprender o valor de uma aliança, aprender a ser como Ele é, até o dia em que realmente nos casaremos com Ele de fato!

Por isso percebo que hoje o casamento tem sido encarado como uma instituição falida para muitas pessoas, pois está fora do própósito que foi estabelecido! Não há disponibilidade para um amor incondicional e nem em um relacionamento com Deus, então, apenas o prazer da carne toma o lugar e o casamento se torna sem significado.

Indico para que confiram todo esse estudo que tenho certeza irá identifcar muito sua vida!

http://www.youtube.com/watch?v=A66rF2AvLCc&feature=related

2 comentários:

  1. Muito bom amor, concordo com você em gênero, número e grau! Ótima reflexão!

    ResponderExcluir
  2. Essa maldita filosofia mundana que considera o casamento uma instituição falida, desarticula aquilo que é a base, que sustenta, que matem um mínimo de ordem nesse mundo caido, ou seja, a FAMILIA.

    ResponderExcluir